domingo, 3 de abril de 2011

TREINANDO DE FORMA INTELIGENTE

Outro dia eu pensei sobre a forma de como eu estava treinando a mim e os meus clientes. Isto porque havia participado de um curso específico de preparação física e alguns questionamentos surgiram para fazer refletir as minhas ações.

1 - Por que você faz o que você faz?
Às vezes me pego nesta pergunta quando tenho de realizar algum tipo de treino mais pesado, e que vai demandar grande esforço e dedicação de minha parte. A resposta mais simples seria: "Oras, tenho de ser mais forte e estar preparado para enfrentar novos desafios...". Também penso se o meu cliente/aluno reflete sua ação de treinar, e o porquê disso?! Na verdade, eu treino para me sentir melhor, me sentir mais seguro perante diversas ações e objetivos que tenho de atingir no meu dia-a-dia. É esta atitude que tenho de ter em mente para conquistar novos horizontes, novas metas e novos desafios. Mas também tenho a percepção que outros sentimentos estão aliados ao fato de buscar confiança, tais como o bem estar, a busca de uma vida com hábitos saudáveis, enfim, cuidar da saúde e proporcionar uma qualidade de vida um pouco melhores para o meu dia.

2 - Como você vai fazer?
Ok, agora preciso me concentrar em qual método pode ser mais eficiente para eu atingir os objetivos traçados com a máxima eficiência. Parece uma tarefa fácil, mas não é? Pessoas são seres únicos, dotados de culturas e históricos diferenciados. Cada um necessita de uma dose específica de treinamento! Não se pode exigir demais de uns, e também não se pode facilitar demais para outros. Uma das incógnitas do treinamento encontra-se aqui. E esta incógnita pode se estender para os mais diversos segmentos da vida, ou seja, o modo como tratamos as pessoas, o modo como eu trabalho, o modo como eu lido com problemas e situações do cotidiano. A cada dia eu preciso refletir em como fazer o que eu faço!

3 - O que especificamente você vai fazer?
Não dá para fazer as mesmas coisas todos os dias esperando que transformações ocorram em nossas vidas somente com ação de um Poder Superior Divino e Amoroso. Pode parecer hilário, mas normalmente eu percebo que muitos cometem este tipo de erro, ou seja, fazem as mesmas coisas acreditando que terão respostas diferentes. Você quer resultados, mude um pouco seu treino e verá que eles aparecerão. O ser humano gosta de rotina, mas o corpo, para sofrer modificações, necessita de estímulos diferenciados. Sendo assim, dividirei o meu dia, a minha semana, o meu mês e o meu ano em pequenas tarefas, cada qual com sua especificidade.

4 - Quando você vai fazer?
Que tal agora! Isso mesmo, agora! Mas aí vem a pergunta: "Nossa, agora eu nem estou treinando?". Tudo bem, não preciso estar treinando para modificar a minha forma de lidar com o mundo. Lembre-se que não é o mundo que eu tenho de mudar, e sim as minhas ações que merecem mudança e reflexão sempre. E por incrível que pareça, o mundo mudará, pelo menos na sua perspectiva!

Bons treinos e boa semana!

Nenhum comentário: