sábado, 9 de abril de 2011

MARKETING DOS SENTIDOS

Saudações pessoas,

Estava eu revendo alguns favoritos no meu navegador e encontrei um pequeno texto (pena que não consegui o autor) que achei muitíssimo interessante a respeito de fidelidade profissional. Espero que gostem:

Na última década, algumas empresas vêm usando o marketing sensorial em suas estratégias de produtos ou serviços para promover uma maior atração, reconhecimento e vínculo emocional com seus clientes. A idéia principal é que um estímulo sensorial desperte não só a atenção e curiosidade no indivíduo, como também emoções e experiências marcantes, a fim de torná-lo um consumidor mais fiel e agregar maior valor à marca.O objetivo principal é capturar e surpreender todos os sentidos dos indivíduos que entram em contato com a empresa, produto, serviço ou marca. Se você deseja inovar em suas ações de marketing e vendas, comece a repensar sua abordagem, apresentação, imagem, layout, design e, principalmente, a experiência que o uso de seus produtos e serviços promove em cada consumidor. Eu diria que vivemos numa era de experiências, onde cada consumidor já possui referenciais, muitas vezes elevados, de experimentações promovidas por outros vendedores, colaboradores, empresas e marcas. Ou seja, não são mais empresas que concorrem com empresas, mas experiências que concorrem com experiências. Então, recomendo que você observe atentamente que tipo de experimentação, percepção e experiência final seus produtos e serviços estão promovendo nos clientes, a partir de seus cinco sentidos: Visão – O valor que as pessoas dão à estética, design, cores e formas estão cada vez maiores. Não é à toa que elas estão buscando marcas e produtos que espelhem suas personalidades. Não estamos mais vendendo serviços, mas identificação e atitude. Então, vá além do serviço, invista no layout da academia. Estabeleça uma forte identificação de sua marca com seus usuários. Permita que seus olhos captem a alma de sua empresa e que essa seja mais bela e agradável que os próprios serviços. Nenhum consumidor é cego. Todos querem ver os resultados do investimento realizado. Olfato – Cada um é dono de seu próprio nariz. Você já ouviu aquela famosa frase: “Isso não está me cheirando bem!?” As memórias que incluem lembrança de odores têm tendência para serem emocionalmente mais intensas. Quem não se preocupar com o “cheiro” da experiência promovida, terá sérios problemas com a propaganda boca a boca negativa, repleta de bafo. Ética, sinceridade, compromisso com o cliente e lealdade promoverão odores mais duradouros do que o melhor perfume francês. Tato – Cuide de todos os momentos em que seus clientes entram em contato com a empresa e, principalmente, colaboradores. Essa é a fase na qual mais as empresas pecam, pois seus diretores não têm tato suficiente para entender que, na verdade, os clientes fazem negócios com pessoas e não com empresas. Se elas não estiverem treinadas, na hora da verdade, será a hora do pesadelo, por mais competente que seja seu departamento de marketing. Basta qualquer deslize de um colaborador não comprometido, insatisfeito, indisposto em ajudar ou sem capacitação (elo mais fraco dessa corrente sensorial), para que o vínculo e o relacionamento acabem. Audição – Deixei a audição por último, pois muitos ainda não ouvirão o que eu tenho para dizer agora. Existe um número de vozes, reclamações e insatisfações de clientes que não chegam até você, porque eles não têm oportunidades para fazê-lo, ou estão ecoando nos labirintos do descaso e abandono. Nenhuma empresa, nem qualquer indivíduo, obterão um sucesso duradouro se decidir fechar seus ouvidos para o que seus clientes têm a dizer a seu respeito. Então, dê ouvidos às pessoas certas – seus clientes. Portanto, marketing que não leve em conta a percepção e a experiência de seus produtos, serviços, marcas e colaboradores, captados e registrados pelos sentidos humanos, não tem mais sentido algum. Quem deseja conquistar mais mercado, precisa pensar em conquistar e manter a atenção e preferência de pessoas de carne, osso e cinco sentidos. Todos os sentidos humanos apontam num único sentido – percepção. Cabe a você torná-la cada vez mais positiva e favorável.

Abraço a todos e boa semana!

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