Prezados,
Surfando pela net eu li m artigo escrito por Matt Fitzgerald na Triathlete e resolvi postar aqui. É claro que dei uma adaptada para o nosso cotidiano e perfis de atletas, porém o conteúdo é o mesmo. Analisem e vejam o que vocês acham... comentem!!!
Reverta seu ganho de peso no mês de dezembro, para correr mais rápido em janeiro...
Existem alguns tipos de atletas, mas aqui vou citar 2 exemplos: os que mantém a mesma super dieta restrita, mesmo durante o período de transição - e continuam a manter seu peso; e aqueles que param com sua tradicional dieta e chegam engordar mais que a conta para o mês, ou seja, começam o período preparatório acima do peso ideal.
Assim como Matt, eu também concordo com essa sugestão: 1. Corra para perder peso rapidamente; 2. O défict calórico deve ser moderado; 3. Não deixar de lado o treinamento de força; 4. Consumir mais proteínas; 5. Realizar corridas intervaladas; 6. Fazer trabalhos em jejum.
Ganhar peso durante este período de final de ano é algo absolutamente normal para qualquer atleta da vida real, pensando em alto rendimento isso pode soar como algo absurdo - imagine só ganhar peso, todos sabemos o quanto é difícil perdê-lo - mas manter uma rotina rígida de dieta esportiva pode causar uma pressão psicológica muito grande, e para quem acredita, grande parte de nossas patologias são emocionais.
O ideal então é iniciar a temporada com treinos de corrida intensos para aumentar o débito calórico. Uma corrida intensa pode demandar por treino umas 500 Kcal efetivas. Mantendo a dieta de costume isso representa um valor significativo na busca da redução de peso.
Outro fator importante é o treinamento de força. Sabe-se que durante uma temporada, encaixar treinos de força na preparação, além de demandar mais energia necessitamos de planilhas organizadas, pois necessitamos de mais tempo para cumprir nossas tarefas. Sendo assim, o início da temporada é o momento ideal para focar o treino de força para aumentar o metabolismo no sentido de consumir mais energia dos lipídeos e também para ficar livre de lesões durante o processo de formação subsequente da corrida.
Mas para conquistar músculos mais fortes temos também de suplementá-los. Neste artigo, Matt sugere 30% das calorias consumidas no dia em proteínas. O motivo é justamente para sustentar os treinos intensos e as sessões de trabalho de força, pois o maior consumo diário de proteínas irá auxiliar na construção de músculos mais fortes e auxiliar no défict diário de calorias sem fome. Lembre-se que o consumo de proteínas não deve exceder o de carboidratos, isto porque este último é a fonte de energia mais importante para os trabalhos de resistência.
Neste retorno aos treinos - com alta intensidade - os volumes devem ser inversamente proporcionais. Tudo bem você dizer: - Mas são os treinos em baixa intensidade e com grandes volumes que consomem lipídeos como fonte energética... E eu vou dizer: - Você está coberto de razão, porém já foi provado cientificamente que existem outras formas de treinamento que também necessitam e buscam essa energia nos lipídeos... Os treinamentos de força são um exemplo disso. Portanto, outra forma de consumir lipídeos são os treinos de sprints intervalados (tiros). Tiros curtos e com várias repetições proporcionam um gasto calórico significativo. Além disso, esse tipo de treino já auxilia na preparação específica dos treinamentos de corrida durante a temporada.
Por fim, temos o treinamento em jejum (saiu até uma reportagem interessante na revista Contra-Relógio deste mês). Este tipo de treino deve ser realizado de maneira fácil e durante um longo período. Seria o longo fácil (risos). Dessa forma você estará estimulando seu organismo a buscar nos lipídeos a fonte de energia necessária para suprir sua atividade. Matt sugere que este tipo de treino seja realizado apenas uma vez na semana, e eu corroboro com a informação. O que devemos estar atentos é que, durante o processo específico de treinamento, a suplementação de carboidratos deve ser realizada antes, durante e após os treinos longos - isso maximiza a performance no cumprimento de determinada tarefa.
Portanto, agora você já tem uma boa desculpa para realizar "aquela" ceia de ano novo. Bons treinos e sucesso a todos!!!