Ultimamente tenho me perguntado sobre a real necessidade de treinar determinada atividade física, ou prática desportiva sob a orientação de um treinador. Com a internet, revistas especializadas, programas de tv, ou seja, existem uma série de informações para que você possa realizar os movimentos que desejar. Entretanto, quero apontar o porque de ter grifado a palavra informações...
A palavra INFORMAÇÃO possui sua matriz no Latim (informo), e tem o significado de "dar forma", "dar um parecer", e até "avisar" sobre determinado assunto. Um detalhe não me passa desapercebido, que é a separação silábica desta palavra IN-FOR-MA-ÇÃO. É fato perceber que ela possui em seu contexto o sufixo IN, e que também tem sua origem no Latim (in), tendo o significado de "negação". Sendo assim, a palavra INFORMAÇÃO facilmente pode ser substituída por NÃO FORMAÇÃO.
A FORMAÇÃO também vem do Latim (formatio), e tem em seus vários significados a ideia "de formar", "ordenar - no sentido de organização", "constituir", "instruir", "preparar", entre outros.
Mas porque eu faço esta breve explanação? Entendo que a necessidade de treinar com orientação especializada tem a vantagem de proporcionar a direção certa para a meta estabelecida ser alcançada com sucesso. É evidente que este não seja o principal motivo, mas faz parte de um conjunto de perspectivas da ciência do treinamento. Não se trata de informação, ao contratar um treinador o atleta/aluno está em busca de um formador, de alguém que lhe oriente para prepará-lo, instruí-lo, para alcançar algum objetivo.
A formação deste atleta/aluno não se resume a planilhas de treino genéricas (pois, isso pode ser conseguido na internet, nas revistas especializadas, entre outras). A formação inclui a construção customizada deste novo atleta/aluno, que vai da base ao topo, e que possui detalhes importantes como a mentalização de cada etapa alcançada nesse processo.
Percebo o quanto isso passa desapercebido por aqueles que ainda se questionam, se precisam ou não, de orientação para seus treinos. Para dar um exemplo, a grande maioria das pessoas que buscam orientação especializada estão preocupadas com sua forma física (???), em seguida vem performance, e por último vem a saúde. Normalmente elas buscam as INFORMAÇÕES na mídia, e tentam por diversas formas (e com pouco sucesso) atingir os objetivos traçados. Um dos mitos das informações, daqueles que estão preocupados com sua forma física, está relacionada com as dietas fracionadas ao dia, ou mais conhecidamente como alimentar-se de 3 e em 3 horas. Não sou um profissional da Nutrição, porém sou um profissional da saúde, e em minhas pesquisas não encontra-se dados que comprovem essa ideia. No periódico Britânico de Nutrição é possível encontrar este estudo que desfaz essa ideia facilmente (clique aqui para ler).
Enfim, se você busca uma FORMAÇÃO, contatar um profissional especializado pode ajudá-lo em suas metas, e nisso a 10K Esportes pode auxilia-lo! Contate-nos (clique aqui para ser direcionado)!
Nenhum comentário:
Postar um comentário