Guerreiros,
hoje eu estava lendo um artigo que trouxe alguma dicas interessante para aplicarmos em nossas atividades - e detalhe, sem precisar esperar o ano novo para começar!
A base do artigo está fundamentada na ciência do comportamento, e que envolve a chamada economia comportamental, psicologia social e cognitiva. A ideia é ajudar a melhorar o desempenho e fazer escolhas saudáveis... confira as dicas:
1 - Trace a estratégia de seus objetivos no tempo certo
Grande parte das pessoas estão propensas a assumir desafios em marcos temporais (como por exemplo, início de uma nova semana, de um novo mês e até de um ano novo). Alguns usam a estratégia de iniciar uma dieta justamente no dia de seu aniversário, e assim por diante. Sendo assim, dentro de nossa área esportiva, o mais importante é definir um evento para participar - por exemplo, uma corrida de rua. Uma vez definida essa meta, é a oportunidade para se aprender a concentrar em alcançar a atividade alvo. Para isso acontecer, seu técnico/treinador irá dividir seus treinos em blocos e períodos específicos. Isso dá chances ao atleta de se organizar mentalmente e fisicamente para o momento em que se está treinando. Lembre-se dá importância deste ciclo ter início, meio e fim, pois assim o atleta terá a oportunidade de "resetar" o treino passado e estar pronto para um novo desafio.
2 - Treine sua força de vontade como você treina seus músculos
A força de vontade segue os mesmos princípios fisiológicos de seus músculos, ou seja, quanto mais você usa-lo durante o dia, mas habilmente controlará o mesmo. Quando você sentir uma vontade de desistir, faça uma pequena pausa, e após umas respirações profundas, pergunte a si mesmo se a ação que está desejando tomar está relacionada com seu objetivo primordial. Sempre planeje seu próximo movimento e não haja no "piloto automático".
3 - Tenha um tempo para se recuperar - ou fazer aquilo que realmente você gosta
Em alguns momentos seus pontos fracos podem ser fortes, e para isso você precisa de motivação. Utilizar uma música que você gosta para poder realizar um treino difícil (intervalados, por exemplo), pode tornar a atividade capaz de ser realizada sem tanto sofrimento. Identifique as atividades que são muito difíceis para você, e em seguida reflita sobre algo prazeiroso e que possa auxiliar na realização da mesma tarefa. Ao emparelhar essas duas atividades os resultados podem ser surpreendentes (somente não vale utilizar a comida como atividade prazeirosa, ok?!).
4 - Divulgue suas atividades nas mídias sociais
Apesar de ser definido por algumas pessoas como algo irritante (tem gente que posta coisas demais nas mídias, rs), a possibilidade de você divulgar seus objetivos pode receber uma ajuda extra de quem o acompanha. Comumente acredita-se que as pessoas têm melhores resultados quando compartilha suas ambições. Pense nisso como compromisso e coerência.
5 - Atente-se para não extrapolar
Estar envolvido completamente com suas atividades é algo que pode ser eficaz, porém pode causar uma condição chamada de "overtraining". Estar envolvido com seu esporte é bastante significativo, pois alguns não somente treinam para provas, mas participam de todas as atividades possíveis enquanto o corpo suportar. A possibilidade de ganhos é significativa, entretanto o risco de uma lesão é alto. E se isso ocorrer, acredite que o tempo sem treinar será prolongado.
Bons treinos!
Nenhum comentário:
Postar um comentário