domingo, 2 de novembro de 2014

CIRCUITO ATHENAS - Foi bom enquanto durou

Hoje a equipe da 10K Esportes participou da III etapa do Circuito Athenas de corridas de rua. Trata-se de um evento de corrida de rua, que tem em sua proposta a progressão de distâncias, ou seja, o atleta pode começar correndo 5, 8 e 10 km, ou então 10, 16 e 21 km.

Não posso reclamar da organização, mas alguns detalhes me chamaram a atenção... Fazem 3 anos que participo deste circuito, e confesso que a qualidade do evento já não é a mesma. Já tivemos promoções melhores, kits de corrida mais interessantes, suplementos pós prova e até pré prova, porém nesta última etapa somente uma maça e uma banana para quem correu 21 km. Cadê a reposição com isotônicos??? Detalhes que a organização encontrará mil justificativas para explicar, e nem adianta ficar debatendo este assunto aqui. Quero mesmo é contar como foi para mim esta prova e deixar as minhas percepções para aqueles que acompanham estas postagens tirem suas próprias conclusões.

Desta vez a corrida iniciou exatamente às 7 horas. Neste ano tivemos atrasos de até 10 minutos para a largada - o que pode atrapalhar no aquecimento dos atletas que desejam superar suas marcas pessoais, ou então buscar um número expressivo em sua carreira de corredor. A temperatura estava agradável, mas a umidade do ar bastante alta - causando aquela sensação de abafado, elevada frequência cardíaca, causando um pequeno atraso para alcançar um estado estável na corrida.

Corri junto de meus alunos, e confesso que fico grato de ter atletas que realmente se dedicam em suas participações em eventos, sempre querendo superar suas marcas pessoais. Consegui acompanhar até o km 11, mas dores abdominais que estavam presentes desde o 6º km me impediram de continuar. Encontrei um banheiro químico no km 12-13, e perdi preciosos minutos, porém mais do que necessários para eu poder continuar na prova. Tentei encaixar o ritmo novamente, mas o corpo não respondia da maneira que eu pretendia... Minha cabeça dizia para eu parar, mas eu já havia passado por situações de frustração dentro da corrida (tais como, ritmo abaixo do esperado, falta de força muscular) e quando isso acontece a minha mente tenta pregar uma peça em mim. Resolvi continuar em ritmo mais brando, a FC estava em Z3 e felizmente consegui concluir a prova em 1:48:12.

Foi um tempo alto, mas diante das adversidades dá para ficar contente com o mesmo. Meus atletas representaram muito bem nas distâncias de 10 e 21 km, e aqui fica os meus parabéns aos mesmos. Agora chega ao fim a minha participação neste circuito... confesso que estou cansado de correr a mesma prova (meu melhor tempo nos 21 km deste circuito foi de 1:35:17 no ano passado). Não que eu não goste de correr na marginal Pinheiros - o piso é legal e com poucas irregularidades - porém eu penso que se faz necessário dar um tempo e experimentar outras provas, em outros locais e quem sabe com outras distâncias.

Agradeço aos alunos Edu Leonel, Pedro Cardoso, Murilo Dias, Douglas Santos (que participou da sua primeira prova de 21 km), Walmir e Fernanda Passarelli, Erick Santana e Dirceu Canal, valeu a força meus amigos e parabéns por vossas conquistas!

Até a próxima prova!

Um comentário:

kennedyrobrt disse...

Among the most well-known camps includes Camp Big Sky, which occurs from the National Forest in Montana. Other camps are located at Yellowstone Lake, respectively. You are curious to know more about pursuing outdoors, find out here.