domingo, 30 de agosto de 2009

7ª ETAPA DO CIRCUITO PAULISTA DE MARATONAS AQUÁTICAS

Prezados,

Antes de falar sobre o circuito paulista de maratonas aquáticas, quero falar sobre o caso da atleta Mariana Ohata. Essa atleta é uma das mais importantes representantes do triathlon brasileiro, e referencial para vários atletas amadores. Mais uma vez teremos de aguardar o esclarecimento sobre este caso.



Participando de alguns fóruns de comunidades no orkut é visível o tamanho da desinformação que praticantes de atividade física tem sobre suplementação, doping, entre outros recursos nos quais, atletas de alto rendimento, fazem uso para garantir suas performances.

Quero deixar claro que não sou defensor de "dopagem", ou de quaisquer ação que favoreça o atleta ilegalmente - que ele obtenha vantagem sobre os outros - mas acredito no debate sobre o uso de recursos ergogênicos para "acelerar" o processo de recuperação. É hipocresia dizer que atleta não utiliza, pois existem substâncias permitidas e que aceleram a recuperação ou tardiam a fadiga, como é o caso da Maltodextrina e da Cafeína respectivamente.

Quem trabalha com esporte de alto rendimento sabe o quanto é pesado o fardo de manter-se dentro das categorias de elite. Existem interesses financeiros antes de qualquer outra finalidade - seja no desenvolvimento do esporte, ou então na prática descompromissada - o que aumenta ainda mais a pressão de bons resultados. Se o atleta apresenta resultados positivos, tudo vai bem, mas caso ele não apresente provavelmente será deixado no esquecimento.

Acredito que todos os seguidores deste blog tem suas opiniões sobre o assunto, e neste canal podem se manifestar com os seus depoimentos. Caso achem interessante, também posso montar uma enquete para saber, se quem passa por aqui para ler este blog, já fez ou não o uso de recursos ergoênicos dentro de suas práticas esportivas.

O mês de agosto foi muito bom para os meus alunos e atletas em matéria de competições. Aproveito este espaço para parabenizar Suely Rassegawa, que participou de sua primeira corrida de rua - Corrida e Caminhada contra o Câncer de Mama - concluindo a prova em 45º lugar de sua categoria, num universo de 183 corredoras. A suely treinou apenas 2 meses para este evento e mostrou um bom desempenho durante a prova. Parabéns mais uma vez!

Aproveito para parabenizar, Renan Rodrigues Souza, atleta que participa do Circuito Paraolímpico Loterias Caixa, e que conquistou o primeiro lugar na sua categoria (T35) na etapa Centro-Leste. Este atleta está comigo há 4 anos, e hoje ele é o atual recordista brasileiro na sua modalidade. Parabéns Renan!



Bom, sobre a maratona aquática, este evento ocorreu na data de hoje e serviu de iniciativa para os alunos que eu treino na natação, para testar suas performances individuais numa competição de águas abertas. O dia estava maravilhoso, mas a temperatura da água era fria demais - o que diminui a sensibilidade durante a execução dos nados. Mas nada afetou o entusiasmo da galera que conseguiu concluir a prova cada qual no seu ritmo.



Para a preparação tivemos apenas 8 semans de treino, focando especificamente o volume, pois a intensão era de apenas terminar a prova - já que todos eram estreantes. Este serviu de incentivo para novos objetivos que os próprios alunos estão traçando.



Para a preparação física ter êxito é necessário um planejamento. Usando a periodização - feita por um profissional especializado - as chances de sucesso beiram os 100%, deixando uma pequena margem de erro para os fatores ambientais que podem interferir no resultado final. Sendo assim, parabenizo os atletas da Academia Pro Physical, valeu galera!

Nenhum comentário: