terça-feira, 21 de abril de 2009

LIMIAR VENTILATÓRIO E SUA UTILIDADE NA PRESCRIÇÃO DE EXERCÍCIOS DE RESISTÊNCIA AERÓBICA

Saudações Pessoas,

Quero pedir desculpas a todos que acompanham este blog, pois neste final de mês (abril) fiquei muito atribulado com o meu trabalho e a preparação de alguns atletas, o que demandou muito tempo do meu dia. Mas agora a situação está normalizada e novamente trarei mais informações para auxiliá-los em seus treinos. Tenho recebido muitos recados a respeito da especificidade do blog e de sua qualidade sobre as matérias postadas. Aproveito para agradecer os elogios recebidos, pois através destes comentários estarei direcionando os meus esforços em prol do desenvolvimento da área de treinamento esportivo e afins. Mais uma vez obrigado a todos os que acompanham o blog.

Nesta semana resolvi trazer um tema que tem continuidade com a planificação do treinamento esportivo. Trata-se do limiar ventilatório. Mas o que é este limiar?

Simplificadamente serve de parâmetro de capacidade e de referência para a prescrição de treinamento em exercícios de resistência aeróbica. A literatura científica afirma que a avaliação da aptidão física é fundamental para aqueles que visam atingir o auge da forma física em momento oportuno. Sendo assim, a aptidão física cardiorrespiratória pode ser quantificada de maneira precisa por testes de potência aeróbica, também denominados de ergoespirométricos.

Esta terminologia de limiar ventilatório (LV) foi proposta por dois pesquisadores em 1964 (Wasserman e McIlroy) com o intuito de determinar, de forma indireta (não invasiva), a intensidade de esforço em que o lactato no sangue sofre elevação em relação ao valor de repouso, durante teste de esforço progressivo. A formação do ácido láctico proveniente do metabolismo anaeróbico é importante por permitir a manutenção da atividade física durante o exercício intenso, ou seja, em seres humanos a concentração sanguínea de lactato aumenta exponencialmente com o exercício de intensidade.

Para o atleta entender como funciona isso, o limiar anaeróbio é determinado por meio das alterações ventilatórias (hiperventilação pulmonar, aumento da fração expirada de oxigênio, aumento das trocas gasosas - simplificadamente). Portanto quando estamos ofegantes durante a atividade de alta intensidade, provavelmente teremos atingido o limiar ventilatório. Entretanto, alguns indivíduos com doença pulmonar obstrutiva, obesos, sedentários, fumantes, essas respostas ventilatórias podem não estar presentes, sendo assim prejudicada a identificação do limiar anaeróbio.

Mas para que serve esta avaliação? Com certeza esta é a pergunta que vocês leitores devem estar se questionando. O limiar anaeróbio representa um intensidade de esforço em que ocorre o estado estável do exercício, possibilitando a manutenção do exercício de longa duração. Trata-se não apenas de um índice da aptidão cardiorrespiratória, mas também um importante indicador de intensidade de treinamento aeróbio.

Portanto, meus caros, realizar uma avaliação ergoespirométrica pode ser o indicador que faltavam para vocês atingirem novos objetivos na performance esportiva. Com certeza seus técnicos entrarão num consenso sobre a utilidade desta avaliação. Espero ter colaborado com suas dúvidas. Vou deixar um vídeo que representa como uma pessoa saudável pode ter uma melhor tolerância a acidose em situações de estresse físico.

Abraço a todos e bons treinos!




3 comentários:

Angelique disse...

Olá Edu, bom dia! Realmente o seu blog é diferenciado, bem profissional e com assuntos importantes e sérios para o setor a que se destina. Não vale comparar com o meu, que tem um objetivo diferenciado, mas não deixa de ser sério também. Gosto de suas colocações e acredito que você está no caminho certo. Sucesso... Sempre que posso passo por aqui para me atualizar do conteúdo. Beijos

Stela Santos disse...

Oi Edu, gostie bastante do seu blog, nele estão contidas informações bem claras sobre o treinamento. Ele é diferente dos outros, que tratam do tema da mesma forma clássica de sempre(será q dá pra enteder? rsrs)
De qualquer forma, estarei sempre vindo aqui para me informar sobre treinamento
Abraços

Unknown disse...

Obrigado pelo carinho e atenção Stela e seja bem vinda! Abração!