quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

PLANILHA DE TREINAMENTO

Prezados,

A partir de hoje, a cada 15 dias aproximadamente, estarei disponibilizando neste blog algumas informações a respeito de treinamento para provas de triatlo, natação, ciclismo e corrida. Eventualmente poderão ser postadas outras informações referentes a competições e outros comunicados, mas a periodicidade será quinzenal.

A participação de vocês será importante, pois através de comentários poderemos construir informações mais sólidas para todos aqueles que tem o interesse em participar de provas de endurance.

Bom, então vamos ao assunto de nosso interesse que é o treinamento esportivo. Atualmente é possível constatar em diversos meios de comunicação a ascensão das provas de corridas de rua, travessias e até mesmo do triatlo - que em minha opinião é pouco divulgado. Mas e o porque disto? Existe algum benefício para os praticantes?

Não entrarei num debate filosófico, político e econômico ligado aos aspectos do esporte. Focalizarei mais a parte da saúde e preparação para a participação em provas deste tipo, o que não caracteriza que debates referentes a estes outros aspectos não possam ser realizados neste blog. Aqui o espaço é livre e toda a contribuição é bem vinda.

Mas voltando aos questionamentos. Sabe-se que as atividades físicas com predominância da utilização do sistema aeróbico contribuem de forma positiva para a saúde do praticante. Resumidamente, ao se praticar atividades aeróbicas, devido a predominância oxidativa do sistema energético utilizado ocorre uma maior queima de gorduras, além de favorecer na irrigação sanguínea da musculatura utilizada. Também posso citar o melhor funcionamento do sistema endócrino, além de outros benefícios sociais e culturais que a pratica esportiva sistematizada pode oferecer.

De forma simples é realmente isto que acontece no organismo do praticante, ou seja, ele perde massa gorda, ganha massa magra, melhora a atividade cardiorespiratória, consequentemente melhora sua saúde. Parece um remédio milagroso, mas alguns cuidados são necessários para que esta prática torne-se algo prazeiroso e não acarrete problema futuros.

A primeiro coisa que o futuro praticante precisa fazer são os exames clínicos necessários. A idéia é saber como seu organismo está se comportando atualmente, e identificar possíveis alterações que possam causar transtornos futuros. Após este check-up inicial, o próximo passo é buscar orientação especializada, de preferência de profissionais da Educação Física que recebem em sua formação suporte técnico necessário para planejar suas atividades com responsabilidade.

A partir deste encontro com o seu técnico é que entra o planejamento das atividades. A identificação dos objetivos é que vai definir a sua planilha de treinos. Por exemplo, se o seu objetivo for participar de uma prova de short triathlon, o profissional de Educação Física montará um treino dentro de suas possibilidades. Para isto, tempo, disposição e disciplina são fundamentais para o sucesso do programa.

Abaixo segue uma tabela de exemplo de organização de treinos durante um mesociclo (clique na tabela para melhor visualização):



Através desta planilha fica fácil para o praticante se organizar perante suas tarefas. A questão fica por conta de como o mesmo fará para encaixar estas atividades no seu dia-a-dia.

Por enquanto, apenas com essas informações o atleta iniciante pode se organizar perante seus treinos. Na próxima postagem explicarei melhor como funciona cada um destes treinos e a importância da periodização.

Vou deixar um vídeo para que aqueles que ainda não conhecem o triatlhon possam ter uma idéia do que representa um treinamento sistematizado para se atingir determinado objetivo. Abraço a todos e bons treinos!





17 comentários:

Unknown disse...

Bom, Parabéns pelo Blog! já ta nos favoritos! rs
dentre todos os assuntos que debatemos nas comunidades sobre triathlon o que mais me interessa é a questão específica de treino, como este tópico, sendo assim tenho o intuito de aprender mto por aqui assim como colaborar no que puder!
um abraço!

Unknown disse...

Com certeza, uma matéria sucinta mas que proporciona um conhecimento básico para como começar. Eu que sou um “aprendiz iniciante”, muito poderei aprender por aqui. Parabéns e muito sucesso.

Walber disse...

Opa Marcelo tá aprovadíssima a iniciativa! vou acompanhar o Blog. Meu objetivo esse ano é o endurance do Ceará o desafio 24hs, já tenho pesquisado a algum tempo sobre treinamento específico, ano passado 2008 não pude ir por falta de pesquisa, treinamento e tempo, mas esse ano estaremos lá. Seu blog vai só contribuir, com certeza.
P.s. Vc tá add no orkut e já me deu umas dicas pra uma corrida que eu ia fazer lembra?
Um abraço

Unknown disse...

Assim como o Walber, eu tbm já decidi participar do desafio 24hs de ciclismo que acontecera em Dezembro de 2009, pretendo fazer a prova de 12 horas e rodar de 350 a 400km. este é meu objetivo. A questão é como me preparar da melhor maneira possível para um desafio assim, pois não há espaço para errar em provas de endurance, as pequenas coisas fazem grande diferença. Espero poder trocar informações acerca do tipo
de treinamento para uma prova desse top. abração!

Unknown disse...

Obrigado pelas considerações...

Ainda estamos no começo e a ciência do treinamento esportivo é muito precisa. Ou seja, ou treina-se direito, ou não se atinge o objetivo traçado.

Começamos pelas planilhas, depois passaremos pela periodização, respeitando todos os princípios de treinamento. A questão será de como ajustar seus treinos para seus objetivos. Talvez as informações contidas aqui não sejam suficientes, mas tenho certeza que constituirão uma boa base na hora de escolher um bom treinador.

Desejo sucesso a todos, e agradeço mais uma vez as considerações. Até mais!

Unknown disse...

Muito boa a iniciativa deste blog parabéns pelos conhecimentos e muito sucesso para você.
Abraço

Unknown disse...

Você tem algum material que fala sobre os princípios de treinamento? já encontrei alguns na net, mas acredito que tem muito mais informações.

edyaventuraqgosto disse...

parabens eduardo,pela iniciativa,pois sou um ciclista amador,sempre fiz cicloviagens,pois neste ano de 2009 ja com 38 anos eu pretendo entrar em algumas competições do tipo vo2 da caloi,escalada do imperio,e sundown amador...sera que consigo???conto com vc,abrsss

Unknown disse...

Edy...

Com certeza você consegue. Só pelo fato de querer participar de um evento como esse, você já tem mais de 50% de chance de completar a prova numa boa, rs!

Abração!

Anônimo disse...

Olá professor. Muito bom o seu blog. Fiquei interessadíssima nas informações. A principio estou interessada em como iniciar um plano de corrida para iniciantes e também tê-lo como meu personal. Conto com a sua ajuda nesta empreitada. Um forte abraço e muito sucesso.

Anônimo disse...

Oi Marcelo, muito legal sua iniciativa.
Gostaria se possivel de uma dica.
Sou ciclista amador e quero me preparar para participar de uma competição de subida de montanha dia 26/04/2009. O percurso de 14km é todo em subida e no final a inclinação e bem forte. Fiz um teste neste percurso finalizando em 1:05:15, e quero poder diminuir meu tempo para 00:55:00.

Como devo treinar para esta competição?

Muito Obrigado!

email. acdtim@hotmail.com

Anônimo disse...

Oi Marcelo, muito legal sua iniciativa.
Gostaria se possivel de uma dica.
Sou ciclista amador e quero me preparar para participar de uma competição de subida de montanha dia 26/04/2009. O percurso de 14km é todo em subida e no final a inclinação e bem forte. Fiz um teste neste percurso finalizando em 1:05:15, e quero poder diminuir meu tempo para 00:55:00.

Como devo treinar para esta competição?

Muito Obrigado!

email. acdtim@hotmail.com

Fazer Oq? disse...

Cara, D+ essa sua iniciativa sobre o triatlhon, moro em Recife, e ate agora ñ conheço nenhum grupo para que eu possa me ingressar, mas mesmo assim, na medida do possivel vou fazendo meus proprios treinamentos, so que, vc treinar com alguem que realmente seja formado para isso é outra coisa, vc consegue tirar amis de si, render mais e é isso que esse seu topico ajuda a fazer, valeu meu velho, abraço

Unknown disse...

Valeu meu caro... agradeço os elogios e continue a acompanhar o blog, pois novas informações sobre treinamento chegarão por aqui. Abraço e bons treinos!

ßяuииσ ¢αя∂σѕσ disse...

bom eu achei muito massa a sua iniciativa, pois aida existem muitos triatletas que praticam o esporte sem nenhum tipo de orientação, ainda que isso não seja nenhum tipo de inforção direta de como cada atleta pode treinar, proporciona conhecimento e organização, por exemplo, eu sou triatleta e passei muito tempo afastado do esporte, agora estou de volta e não tem muito tempo, e eu sou o tipo do atleta que recupera rapidamente sua forma física e o ritimo do negocio, então depois que eu conheci essas informações aprendi a me organiazar e procurar orientação de profissionais que realmente possam me porporcionar um condicionamento ideal para com os meus objetivos de treinamento.
a idéia do exemplo da planilha me ajudou a me organizar...
obrigado!
bruno cardoso - belém - pa.

Unknown disse...

Cara eu agradeço seus elogios. Qaunto a informação, a mesma é generalista e você fez muito bem em buscar orientação profisssional. Somente assim poderá alcançar o sucesso no esporte. Abraço e sucesso! Bons treinos!

..:cHaOs ReVoLuTiOn:.. disse...

Valeu pelos toques e pelas postagens com certeza foi iniciativa brilhante compartilhar aqui estas informaçoes.
Sou do interior de Minas, já corro ha algum tempo e rodava de bike nos finais de semana em trilhas off roads.
Apartir de agora quero desenvolver um treinamento mais especifico para o triatlo, já tenho trabalhado percursos de 30 e 40 km com transicao para 10 km de corrida e sem transicao, oscilando o treinamento, num tempo ate interessante. Tambem comecei a alimentar de maneira mais adquada..mas sei que ha muito a se fazer.Vou comecar a natacao agora, apesar de ter nadado a vida inteira nunca levei a serio, por isso preciso mergulhar na tecnica para o desenvolvimento no esporte..é longo caminho queria contar com sua ajuda.desde ja valeu