Esse período de festas é algo que pode atrapalhar a preparação de indivíduos que almejam participar de competições no início do próximo ano.
O primeiro complicador fica por conta das próprias datas festivas, isto porque ninguém deve deixar de lado a parte social da vida - esta que inclui a família, amigos e outros parentes. São praticamente quatro dias (véspera e a própria data festiva) que o indivíduo deixa de seguir sua disciplina para dar atenção a outros interesses.
O segundo complicador é a quantidade de alimentos ingeridos neste período. Diversos tipos de carboidratos, carnes gordas, entre outras delícias que estão a disposição para serem degustados sem o menor pudor.
Mas o que há de mal nisto? Simplesmente não há mal algum.
Além da dedicação durante o ano todo, independente de seus objetivos, você suou, cansou-se, recuperou-se, e começou tudo de novo. Então você merece este descanso, ok?!?
Agora, se o objetivo é participar de provas no início do próximo ano, a sugestão é ficar atento com o que você come (não exagere, apesar das delícias estarem a sua frente) e não parar de treinar. A dica fica por conta da redução do volume de treino, que pode ser tanto os dias da semana, quanto o tempo do treino.
Sabe-se que são quatro dias "festando", então reduza um dia a menos de treino na sua semana. Ou faça, o que na minha opinião é o mais difícil, que é treinar minutos a menos durante este período. Desta forma, sua performance não se perde por completo, pois o organismo se adapta conforme a necessidade. Alguns autores afirmam que uma pessoa treinada que fica apenas um dia sem treinar, perde três dias de treinos realizados. Este é um dos princípios da adaptação...
Falarei mais sobre os princípios de treinamento na próxima postagem... Lembrem-se que ainda temos esta semana para treinar conforme nossas planilhas, pois as duas próximas semanas as festas de fim de ano dominarão, rs!
Abraço a todos!
Nenhum comentário:
Postar um comentário