Prezados Guerreiros,
Este final de semana foi bom em termos de treinamento. Dentro do que é proposto para os atletas da 10K Esportes, em sua grande maioria as metas são alcançadas. Isso me faz pensar que, se os treinos estão apresentando resultados, nas provas os atletas irão bem... Tá e daí?
O meu cuidado enquanto eu preparo os treinos de meus alunos tem haver com o futuro esportivo dos mesmos. Não adianta querer antecipar etapas, pois o esporte de uma maneira, ou de outra, vai cobrar de forma brutal de seu corpo. Depois que conseguimos planejar o calendário deste ano, os treinos foram melhores organizados, e aos poucos vão mostrando que a performance dos atletas tem melhorado progressivamente.
Minha responsabilidade está em proporcionar isso aos meus alunos, segurança para alcançarem seus objetivos.
Bons exemplos de planejamento esportivo e respeito por etapas podem ser demonstrados pelos atletas de elite. Hoje aconteceu a Maratona de Paris, com a vitória do etíope Kenenisa Bekele (recordista mundial nos 5000 e 10000 metros, com 5 recordes mundiais, sendo invencível no período de 2003 a 2009 em provas de cross country de 10 km) com 5 medalhas de ouro em mundiais e 3 de ouro em olimpíadas. Somente para se ter uma ideia do que é este monstro das pistas, seu tempo nos 5000 m é de 12:37.35, e nos 10000 m é de 26:17.53). Dados coletados no site da IAAF.
O outro exemplo é de Javier Gomes, triatleta espanhol, que disputa o circuito mundial da ITU e acabou vencendo a primeira etapa na Nova Zelândia, mais precisamente eu Auckland. Javier também participa de provas de X-Terra e 70.3, sendo campeão nestes dois tipos de eventos.
Estes dois exemplos demonstram que treinamentos planejados trazem resultados positivos, tornando o futuro esportivo destes o mais promissor possível. Portanto guerreiros, vamos treinar e respeitar etapas, ok?!
Edu Bausas