segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

RECUPERAÇÃO

Estava lendo um material interessante sobre recuperação de atletas (pós-treino) e resolvi postar aqui para vocês, boa leitura!

A recuperação é um processo de regeneração e reequilíbrio a se realizar depois das alterações feitas para o desenvolvimento da atividade física. Qualquer estado de fadiga necessita de um tempo necessário para realizar a recuperação. No período de descanso, as alterações feitas nos músculos e outros órgãos realizadas durante o exercício vão retornando gradualmente aos níveis normais. Este processo é individual, e cada atleta se recupera de forma diferente, influenciado pelo nível ou grau de formação, a velocidade de cada reposição de reservas de energia (glicogênio em particular), idade, fatores ambientais e hábitos de vida.

Tempo de recuperação após um treino, dependendo da qualidade física, treino e intensidade.
 
TREINO Tempo aproximado de RECUPERAÇÃO
Velocidade 24 horas
Força máxima 48 horas
Capacidade anaeróbia 72 horas
Aeróbico intenso 48-72 horas
  Aeróbico moderado 48 horas
Resistência
24 horas
 
Os processos de recuperação podem ser acelerados através dos seguintes mecanismos:
 
A) Sono: A promoção natural e essencial para a recuperação de fadiga dos seres vivos. Durante o sono uma série de mecanismos fisiológicos são acionados e necessários para a vida, e no caso dos atletas a sua importância aumenta.
 
B) Os suportes físicos:
 
B1) Alongamento: um trabalho adequado favorece a recuperação dos tecidos ativos submetidos ao exercício;

B2) Massagem: é definida como "a manipulação dos tecidos moles para fins terapêuticos, higiene ou esporte". Durante a massagem melhora a circulação sanguínea, relaxa os músculos e aumenta a capacidade de trabalho. Pode ser completado com sauna, hidroterapia (banhos de água fria - água quente) e crioterapia (aplicação de frio que impede os processos inflamatórios).
 
C) Nutrição: se fornecer os nutrientes necessários ao corpo estará melhor preparado para atender a formação e para promover a restauração das reservas energéticas.
 
D) Ajudas ergogênicas: são produtos legais e permitidos, naturais ou drogas que levam o atleta a melhorar sua saúde e seu desempenho. É desejável consumir sob prescrição e supervisão médica. Alguns dos mais utilizados são os seguintes:
 
  • Vitaminas antioxidantes (A, C e E) e grupo B;
  • Aminoácidos de cadeia ramificada são indicados para ajudar a restaurar o metabolismo do músculo para retornar para a via anabólica;
  • L-glutamina é de grande importância para a síntese de proteínas, auxiliando assim a recuperação, também contribui para a melhoria do sistema imunitário humano;
  • Mix de carboidratos e proteínas, com uma proporção de 4:1, respectivamente. No final do exercício, o corpo é muito receptivo, assim que tomar um shake de carboidratos e proteínas dentro de uma hora de recuperação pós-exercício promove depósitos de energia. 
 
E)  Exercícios regeneradores: intensidade baixa de esforços após a conclusão das velocidades de formação até o processo de recuperação, favorecendo a eliminação de metabolitos provocados pela atividade.
 
A adequada estruturação e implementação de um bom treino com uma boa recuperação, FORMAÇÃO seqüência - FADIGA - RECUPERAÇÃO, irá resultar no efeito desejado, no aumento no desempenho.

Autor: Jordi Pascual
Licenciado INEF
Entrenador Sup. Natación
Triatleta Élite - España

http://www.eurotri.com/index.php?r=site/page&id=752&idm=2&idCat=9